segunda-feira, 25 de abril de 2011

Como o Sao Paulo poderá jogar com o Fabuloso?

Análise: Como pode jogar o SPFC com Fabuloso e Lucas.

Primeiramente gostaria de agradecer ao blog pelo espaço dado e pela oportunidade de poder escrever sobre um dos assuntos que eu mais gosto: Futebol.

Prometo que irei honrar a camisa desse time e que farei o melhor para que a gente consiga nossos objetivos.

Bom. Depois do papo de boleiro acima (rs), estreio neste espaço tentando mostrar como o São Paulo poderá jogar com a entrada de Luis Fabiano.

Tido como o reforço mais caro adquirido por um clube brasileiro custando a aproximadamente R$ 17 milhões, Luis Fabiano vem para liderar o ataque tricolor onde se encontra como opções: Fernandinho, Dagoberto, Henrique, Fernandão e Willian José.

Partindo da ideia de Carpegiani de armar a equipe num 4-4-2 variando para o 3-5-2 ou 3-4-3, acredito que a estrutura base do time não seja alterada com a entrada do Fabuloso.

O time que mais jogou com Carpegiani foi: Ceni; Rhodolfo, Alex Silva, Miranda e Juan; Jean, Casemiro, Carlinhos Paraíba e Lucas; Fernandinho e Dagoberto.



Para a entrada de Luis Fabiano, será necessário sacar um zagueiro (deslocando Jean para a lateral direita) ou substituir um dos rápidos atacantes (muito provavelmente Fernandinho).

Com a recente percepção do técnico são paulino de que o time rende melhor com o avanço constante dos alas/laterais utilizando o 3-5-2, ele fixou o falso lateral direito (Rhodolfo) e, liberou Jean pro avanço pela ala/meia-direita. Isso desafogou Lucas na obrigação de recompor o setor e deu mais liberdade ao camisa 7.

Carpegiani não deve abrir mão da segurança defensiva que adquiriu com a chegada de Rhodolfo no início da temporada. Logo, devemos presumir que ele deve adotar uma postura um tanto quanto inusitada numa estrutura tática tão inusitada quanto: Jogar com 3 atacantes.

O time ficaria desta forma

Ceni; Rhodolfo; Alex Silva e Miranda; Jean, Casemiro, Carlinhos Paraíba e Juan; Lucas, Dagoberto e Luis Fabiano.


Seria um 3-4-3 bem definido com Lucas como ponta pela direita, Dagoberto fazendo a mesma função pela esquerda e Luis Fabiano centralizado.

A vantagem deste esquema é a liberdade que para os alas fazerem ultrapassagens e tabelas com os jogadores de frente. Em compensação, desguarnece as laterais defensivas e obriga aos zagueiros sairem mais deixando o gol mais exposto. Zagueiros rápidos e inteligentes taticamente são fundamentais nesse esquema.

Então é isso pessoal. Sendo são paulino ou não, vamos aguardar a estréia de Luis Fabiano no dia 27/04 contra o Goiás na partida de volta das oitavas-de-final da Copa Do Brasil.

 'Espero que tenham gostado do Post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário